Agência CEBDS
29/10/2019 16:39

EMPRESAS ASSUMEM COMPROMISSO PELA BIODIVERSIDADE



12 grandes companhias já aderiram a documento do CEBDS que define nove metas até 2030



Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2019 – O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou hoje, em evento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, na sigla em Inglês), no Rio de Janeiro, o Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade (https://biblioteca.cebds.org/compromisso-empresarial-biodiversidade). O documento, que já conta com a adesão de 12 grandes empresas associadas ao CEBDS, define nove metas até 2030 com foco em prevenção, mitigação, compensação e geração e compartilhamento de informações. São signatárias: Anglo American, Bayer, Boticário, BRK Ambiental, Eletrobras, Equinor, Furnas, Natura, Philip Morris, Shell, Suzano e Votorantim Cimentos.



 



“O objetivo do Compromisso é ampliar o engajamento do setor empresarial brasileiro, buscando a adesão de outras empresas, sejam nossas associadas ou não. Esse compromisso é um marco importante que será levado a COP15 da Biodiversidade, em 2020, na China”, disse Marina Grossi, presidente do CEBDS.



 



Com a adesão, os CEOs dessas grandes empresas inserem a conservação da biodiversidade nas suas estratégias de negócios e se comprometem, por exemplo, a mensurar seu impacto e dependência dos serviços ambientais. Cada empresa signatária deve se comprometer com, no mínimo, três das nove metas. O CEBDS divulgará os resultados das ações realizadas, com acompanhamento regular anual. “Com isso, esperamos contribuir para interromper as atuais perdas de biodiversidade e para a criação de um ambiente de negócios que alie conservação e desenvolvimento econômico”, explicou o assessor técnico do CEBDS, Henrique Luz.



A iniciativa faz parte de um movimento global que visa desenvolver ações para conter as altas taxas de extinção de espécies e restaurar os sistemas naturais vitais do planeta, o Business for Nature (Negócios para Natureza). O Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta, com mais de 20% do número total de espécies. Por sua posição, o país tem especial contribuição no cumprimento das metas nacionais e internacionais de proteção da biodiversidade.



O lançamento do Compromisso Empresarial para a Biodiversidade aconteceu durante o Workshop Aligning Biodiversity Measures for Business, da UNEP, que reuniu na Casa Firjan especialistas de diferentes países com o objetivo de estabelecer métricas para a biodiversidade e ajudar a construir um acordo global para COP15, na China, em 2020.



Metas do Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade:





  1. Inserir o tema de biodiversidade na estratégia de negócios da empresa.





  2. Aplicar a hierarquia da mitigação, prevenir, mitigar, recuperar e compensar impactos à biodiversidade, ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos.





  3. Promover e fortalecer melhores práticas que favoreçam o uso racional dos recursos da biodiversidade.





  4. Desenvolver e incentivar estudos, projetos de pesquisa, tecnologia e inovação, que contribuam para a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.





  5. Conhecer a diversidade biológica das áreas de atuação da empresa e, sempre que possível, monitorar e mensurar impactos e dependências.





  6. Disponibilizar publicamente as informações levantadas, de forma a colaborar com a gestão da biodiversidade da região e dar transparência a essas informações junto à sociedade.





  7. Disseminar conhecimentos relacionados à biodiversidade e aos serviços ecossistêmicos no âmbito de suas atividades e cadeia de valor.





  8. Potencializar ações de conservação e recuperação nas regiões onde a empresa está inserida, buscando um impacto líquido positivo em biodiversidade.





  9. Engajar as comunidades localizadas nas regiões de atuação da empresa de forma a fortalecer o seu envolvimento com a conservação da biodiversidade e manutenção dos serviços ecossistêmicos.



Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos