Agronegócios
30/04/2024 18:20

Agrishow: veja as novidades que as empresas do agronegócio estão trazendo para o evento


Por Tânia Rabello

A seguir, novidades e tecnologias em exposição na Agrishow, feira de tecnologia agrícola que foi aberta oficialmente no domingo (28) e prossegue até sexta-feira (3), em Ribeirão Preto (SP).

Mulheres no agro - A Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), estará na Agrishow 2024, em Ribeirão Preto, levando conhecimento e apoio às produtoras e trabalhadoras rurais. Para tanto, contará com uma sala especial no estande da Faesp, para divulgar o projeto "Semear é Cuidar", uma ação conjunta com o Programa Promovendo a Saúde no Campo do Senar-SP. O objetivo, entre outros, é promover a saúde da mulher no campo.

Pneu para tratores - A Michelin, fabricante de pneus para as mais diversas aplicações, vai exibir na Agrishow o modelo Michelin Axiobib 2, com dimensões para vários modelos de tratores. Segundo a empresa, em nota, a partir de outubro este pneu passará a ser produzido na fábrica em Campo Grande, no Estado do Rio de Janeiro, abastecendo o mercado brasileiro e sul-americano. Trata-se de um produto voltado aos trabalhos na lavoura e ao transporte agrícola, além de preparação e manutenção de solo.

Utilitários - Utilitários e outros veículos da Toyota estão sendo apresentados ao setor na Agrishow. O portfólio inclui, pela primeira vez em exibição, o novo Corolla Cross 2025. Na feira, a Toyota oferece condições especiais para interessados na Hilux Power Pack.

Cana irrigada - A Bauer, fabricante de equipamentos para irrigação de origem austríaca, desenvolveu um pivô central de irrigação para cana-de-açúcar que pode ser controlado à distância por comando de voz, com uso de inteligência artificial. Segundo a empresa, o pivô pode ser integrado à Plataforma Irricontrol, o que permite o controle do equipamento sob vários aspectos, incluindo gerenciamento de recursos hídricos e emissão de relatórios de dados. Há ainda o Irrifast, que permite que o pivô se movimente 50% mais rápido, entre outros recursos.

Caminhão a gás - A novidade que a Scania, fabricante de caminhões, vai apresentar na Agrishow 2024 é seu novo caminhão a gás, de 460 cavalos de potência, o GH 460 6x2. Segundo a Scania, também integra o portfólio um caminhão com a inédita tração 6x4, movido a gás, e potência de 420 cv para atender às áreas agrícola, sucroenergética e de madeira. Quatro caminhões estarão expostos, além de um motor: o novo GH 460 6x2 a gás; o Super 560 R 6x4 (transporte de grãos); o 560 G 6x4 XT (canavieiro) e o 460 R 6x2. O motor, OC 13, de 13 litros, também a gás, é próprio para os setores industrial e a geração de energia.

Novos defensivos - A FMC, multinacional fabricante de defensivos agrícolas, vai apresentar na Agrishow seus lançamentos Premio Star (inseticida) e Onsuva (fungicida). Segundo a companhia, o Premio Star oferece proteção para 50 pragas em mais de 50 culturas, "sendo o único que permite controle simultâneo para lagartas e percevejos". Controla, por exemplo, o bicudo-da-cana; a broca-da-cana e a broca-dos-rizomas. Já o Onsuva é recomendado para as principais doenças na soja, milho e algodão. É eficiente, por exemplo, no controle de manchas foliares.

Proteção para cana, citros e grãos - Os destaques da Corteva - outra fabricante de defensivos agrícolas - na Agrishow são o lançamento do Aproach Premium, um fungicida que controla a ferrugem asiática da soja, a principal doença da cultura. Para grãos, a companhia leva o herbicida Gapper, outro lançamento, desta vez próprio para dessecação de milho. Outro produto é o Elevore, herbicida também lançado este ano para dessecação na soja, com eficácia contra a buva e outras plantas daninhas de folha larga. Já para os citros, que enfrentam a doença greening, a Corteva levará sua Linha Citrus com os inseticidas Delegate e Verter SC, que controlam o inseto que inocula a bactéria do greening nas plantas. A Corteva estará no Shopping Rural Coopercitrus.

Carregadeiras - A SDLG, empresa chinesa produtora de equipamentos de construção, como carregadeiras e escavadeiras, com fábrica em Pederneiras (SP), lança na Agrishow novas versões das suas carregadeiras L936H e L918H. Ambas fazem parte da nova série H lançada no ano passado. Segundo a SDLG, a versão "agriculture" da L936H conta com funcionalidades específicas para o agronegócio, segmento no qual quer reforçar a atuação. As carregadeiras podem, por exemplo, ser utilizadas em movimentação de terra, manuseio de adubo e paletes, e em galpões e espaços estreitos, diz a fabricante. As carregadeiras vêm, além disso, com sistema de telemetria T-box, que permite monitoramento remoto e coleta de dados em tempo real.

Contato: tania.rabello@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso