Agronegócios
31/12/2020 16:15

Grãos/Argentina: plantio de soja atinge 87,5% da área; 74,8% do milho foi plantado


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 31/12/2020 - O plantio de soja na Argentina atingiu 87,5% da área prevista para 2020/21, disse a Bolsa de Buenos Aires, em relatório semanal. A semeadura avançou 10,3 pontos porcentuais em uma semana. O atraso ante igual período do ano passado é de 2,1 pontos porcentuais. Segundo a bolsa, falta plantar 2,1 milhões de hectares. "Precipitações registradas nos últimos 7 dias melhoraram a oferta hídrica no norte da área agrícola, onde avanços importantes são esperados", relatou a bolsa. Em paralelo, no centro do país, as lavouras iniciam a floração com baixa reserva de umidade no solo, e o desenvolvimento está atrasado em virtude de atrasos no plantio. O déficit de água continua atrasando a semeadura em La Pampa, no oeste e no sudoeste de Buenos Aires.

Já o plantio de milho atingiu 74,8% da área na Argentina, segundo a bolsa. A semeadura avançou 13,6 pontos porcentuais na semana, mas segue com atraso de 8,7 pontos porcentuais ante a temporada anterior. Chuvas recentes aliviaram a deterioração das condições das lavouras em parte das zonas agrícolas do país. Nos núcleos norte e sul, são necessárias novas precipitações para sustentar o potencial de rendimento do cereal.

Quanto ao trigo, a colheita atingiu 91,9% da área plantada, avanço de 12,6 pontos porcentuais ante a semana anterior. O atraso ante o ciclo anterior agora é de 0,2 ponto porcentual. A bolsa manteve a previsão de produção em 16,8 milhões de toneladas. "Embora haja previsão de chuvas que poderiam atrasar a retirada dos lotes restantes, espera-se que a colheita do trigo seja concluída durante a primeira quinzena de janeiro."

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso