Agronegócios
09/11/2022 13:03

RenovaBio: Atvos tem aumento de 4,39% em nota de eficiência e atualiza certificação de unidades até 2025


Por Gabriela Brumatti

São Paulo, 09/11/2022 - A produtora de etanol Atvos registrou avanço de 4,39% na Nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA) do programa brasileiros de estímulo aos biocombustíveis, RenovaBio. Em comunicado, a empresa afirmou que renovou, até 2025, a certificação de suas oito unidades para a geração de CBIOs. Com o ganho porcentual da NEEA, a Atvos alcançou a nota de 61,68 gramas de CO2 equivalente por megajoule (MJ) de energia gerada, acima da média do setor sucroenergético, que é de 59,67 gCO2eq/MJ. O índice expressa o quão efetivo o biocombustível é para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera e determina a capacidade de geração de Créditos de Descarbonização (CBIOs) pelas indústrias.

Segundo o comunicado, as unidades Santa Luzia e Morro Vermelho, localizadas em Nova Alvorada do Sul (MS) e Mineiros (GO), apresentaram a maior evolução de notas de eficiência entre as plantas da companhia. A primeira obteve ganho de 4,58 gCO2eq/MJ (7,62% acima do registrado na primeira avaliação) na produção de etanol hidratado e de 4,56 gCO2eq/MJ (alta de 7,56%) na produção de anidro. Já a segunda unidade teve a nota da produção de etanol hidratado elevada em 4,31 gCO2eq/MJ (+7,88%) e de anidro em 4,45 gCO2eq/MJ (+8,12%).

A atualização das notas considera o RenovaCalc, ferramenta criada pelo programa RenovaBio e utilizada para comprovar o desempenho ambiental da produção de biocombustíveis pelas usinas do setor contabilizando a intensidade de carbono de um biocombustível em comparação com o seu equivalente fóssil.

Contato: gabriela.brumatti@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso