Agronegócios
17/04/2019 18:46

Boi/Imea: Arroba sobe por causa de chuvas em Mato Grosso, que dificultam tráfego de animais


Por Nayara Figueiredo

São Paulo, 17/04/2019 - O alto índice de chuvas em Mato Grosso dificultou o tráfego de gado no norte do Estado e permitiu que os pecuaristas pudessem reter quantidade maior de animais no pasto. Com isso, a arroba do boi gordo avançou 0,89% na última semana, a R$ 139,73, e a da vaca gorda subiu 0,48%, para R$ 130,33. Na indústria, a escala de abate caiu, após duas semanas de alta. Hoje, cedeu 0,64 dia útil, para 5,78 dias úteis. A avaliação é do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em nota.

Para os próximos meses, no entanto, os especialistas do Imea alertam que o varejo precisa reagir pois, caso contrário, "pode ser que a oferta restrita de animais sozinha não sustente as cotações de dentro da porteira".

Em valores reais, no 1º trimestre de 2019, os preços no atacado apresentaram alta de 1,2% em relação a igual período do ano passado. Em um primeiro momento esse cenário é positivo para a arroba do boi gordo, principalmente por representar que a demanda está correspondendo em 2019. No entanto, esse resultado também é reflexo da margem pressionada que a indústria apresenta atualmente, uma vez que está comprando uma matéria-prima mais cara - a arroba que acumula alta de 3,22% no primeiro trimestre - e do outro lado o varejo acumula queda de 2,97% desde fevereiro.

Contato: nayara.figueiredo@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso