Agronegócios
14/05/2024 16:14

FPA/Lupion: seguradoras não podem arcar sozinhas com sinistro do RS; União precisará participar


Por Isadora Duarte

Brasília, 14/05/2024 - A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) defende que o seguro rural seja uma das prioridades do Executivo nas medidas emergenciais de apoio ao Rio Grande do Sul. "Temos um problema de sinistro no Estado sem precedentes e sem previsão possível nem pelas seguradoras nem pelos produtores. As seguradoras não podem arcar sozinhas com todo esse custo e quebrarem, portanto é preciso que haja participação governamental", argumentou o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), em coletiva de imprensa após reunião semanal da bancada. "A União precisará entrar nisso". afirmou.

Segundo Lupion, há negociações da bancada e do setor produtivo com o Ministério da Agricultura para encontrar uma "solução" para o tema do seguro no Rio Grande do Sul.
"Pedimos audiências com o ministro Carlos Fávaro para tratar de seguro, crédito, reconstrução da agropecuária, das lavouras ao setor de proteína animal. Granjas, aviários, plantéis bovinos precisam ser reconstruídos, o que demanda muito dinheiro", afirmou Lupion. Segundo ele, há sinalização de que Fávaro deve ir ao Estado ainda nesta semana para acompanhar os impactos ao agro gaúcho. "Isso é extremamente positivo e ele tem nosso apoio nisso", disse.

Lupion lembrou que a situação de elevado índice de sinistros no Estado vem das últimas três safras, afetadas por seca. "Nesta safra, era o único Estado que teria produção superior", acrescentou. Lupion defendeu também a revisão das mudanças recentes do Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária) deliberadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que reduziu o público elegível apto a acessar o programa. "A retirada de praticamente 40% dos beneficiários e o corte do Proagro se tornam ainda mais graves neste momento", acrescentou.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso