Agronegócios
12/01/2021 10:22

Frango/EUA: Tyson Foods fecha acordo para encerrar processo sobre cartel; valor não foi divulgado


Nova York, 12/01/2021 - A Tyson Foods Inc., maior empresa de carne dos EUA em vendas e principal fornecedora de frango do país, fechou acordo para encurtar uma batalha judicial que se arrasta por quatro anos, sobre suposto esquema de cartel na indústria do setor, em torno de US$ 65 bilhões. O valor proposto pela Tyson no acordo, porém, não foi divulgado.

Redes de restaurantes, supermercados e distribuidores de alimentos acusaram a Tyson, e também a Pilgrim's Pride - segunda maior processadora de aves dos EUA em vendas -, além de outras grandes empresas de frango, de coordenar a produção para aumentar os preços de alimentos básicos, como peito e asas de frango.

Ontem, a Pilgrim's informou que havia concordado em pagar US$ 75 milhões para resolver ações civis apresentadas. Ambos os acordos continuam sujeitos à aprovação do tribunal e nenhuma das empresas reconheceu as reclamações dos compradores de frango.

No ano passado, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos entrou com ações criminais de fixação de preços e fraude em licitações contra 10 executivos da indústria avícola, incluindo dois ex-presidentes da Pilgrim's. Os réus se declararam inocentes.

Os acordos não cobrem ações judiciais movidas separadamente por demandantes individuais. Tyson, Pilgrim's e outros fornecedores de frango dos Estados Unidos ainda enfrentam processos judiciais de clientes, como a gigante de sanduíches de frango Chick-fil-A Inc., os operadores de supermercado Walmart Inc. e Kroger Co., e os distribuidores de serviços de alimentação Sysco Corp e US Foods Holding Corp.

A Tyson tem cooperado na investigação do Departamento de Justiça sob um programa corporativo de leniência que permite à empresa evitar processos criminais e, em troca, contribui com a investigação em andamento. Fonte: Dow Jones Newswires
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos