Agronegócios
26/06/2020 07:23

Açúcar/Índia: produção na safra 2020/21 deve crescer 18%, para 32,01 mi de t, prevê Isma


Por Julliana Martins

São Paulo, 26/06/2020 - A produção de açúcar indiano na temporada 2020/21 (outubro/20 a setembro/21) deve chegar a 32,013 milhões de toneladas, estima a Associação Indiana das Usinas de Açúcar (Isma, na sigla em inglês), em comparação com uma projeção de produção de 27,2 milhões de toneladas na temporada atual 2019/20. O resultado corresponde a um crescimento de cerca de 17,7%. A estimativa pressupõe a ocorrência de chuvas normais e condições ideais de colheita e não considera o desvio de melaço para a produção de etanol, pondera a Isma.

A associação informou, ainda, que as projeções são baseadas em um aumento na área plantada e, consequentemente, no crescimento da produção de cana-de-açúcar no país. O desempenho foi discutido nesta quinta-feira, em uma reunião com os principais produtores da commodity no país.

Nesse sentido, a entidade prevê uma expansão de 8% na área total dos canaviais no país e um aumento na produção das principais regiões de Maharashtra e Karnataka, onde na temporada passada o volume colhido foi inferior ao esperado por causa de uma prolongada estiagem. Em Maharashtra, a área de cana deve aumentar 43% na safra 2020/21 ante a anterior, em virude das monções acima do normal em 2019, seguidas pelas chuvas habituais de janeiro a março deste ano. Isso deve elevar a produtividade da cana, de acordo com a Isma, que estima produção de 10,134 milhões de toneladas na região, em comparação com 6,161 milhões de toneladas previstas em 2019/20.

Da mesma forma, as chuvas favoreceram a produção em Karnataka, que deve apresentar aumento de cerca de 15% na área cultivada na mesma base de comparação. A Isma prevê que 4,313 milhões de toneladas sejam produzidas lá. As projeções para a safra 2019/20 eram de 3,420 milhões de toneladas.

Em Uttar Pradesh, principal região produtora do país, a área dos canaviais deve ser reduzida em torno de 1%, embora o rendimento deva aumentar, aponta Isma. "A Isma espera um aumento marginal no rendimento, bem como recuperação de açúcar em 2020/21, por causa das boas condições gerais de cultivo e da substituição contínua da variedade de cana por cultivares de alto rendimento em mais áreas", diz a entidade no relatório. Nesse sentido, é esperada uma produção em torno de 12,306 milhões de toneladas de açúcar na próxima temporada.

No mercado doméstico, a maior disponibilidade de cana e a previsão de um excedente de açúcar pode levar as usinas a destinarem mais cana para a produção de etanol. Isso poderia reduzir a fabricação do adoçante em 1,5 milhão de toneladas, ante redução de 800 mil toneladas de açúcar por causa do etanol na temporada anterior. A entidade reforça, entretanto, que estas são estimativas preliminares e que as projeções serão mais precisas depois das licitações e ofertas para o fornecimento de etanol.

Em relação ao mercado externo, o aumento na produção açucareira da Índia deve elevar também as exportações na próxima safra, especialmente com a retração na produção da Tailândia, o que deve abrir oportunidades para comercialização com países asiáticos, pontua a Isma.

contato: Julliana.martins@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso