Agronegócios
23/05/2022 17:08

Pecuária: Rio Grande do Sul inicia inventário dos plantéis a partir do dia 1º de junho


São Paulo, 23/05/2022 - Os produtores gaúchos terão entre 1º de junho e 31 de outubro para preencher a Declaração Anual de Rebanho, informa a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, em nota. A declaração, segundo a pasta, é obrigatória e, este ano, estará mais completa, com informações mais detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal.

"São detalhamentos técnicos que vão nos possibilitar fazer um cenário mais aperfeiçoado do tipo de produção, em cada espécie animal, que o Rio Grande do Sul tem", diz o chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias da secretaria, Francisco Nunes Lopes.

Proprietários de equinos, suínos, bovinos, aves e peixes, entre outros animais de produção, devem fazer o cadastro. Ainda conforme Lopes, a maior quantidade de dados captados pela nova declaração permitirá delinear um perfil mais completo sobre a produção pecuária no Estado. "Quanto mais robusto for nosso sistema, mais conseguiremos comprovar o controle sanitário gaúcho e isso abrirá mercados", continuou ele, acrescentando que a China é o principal comprador de proteína animal do Rio Grande do Sul, mas o Estado pretende ter uma gama maior de compradores "e que pagam mais", finalizou.

O formulário para preenchimento está disponível no link www.agricultura.rs.gov.br/declaracao
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso