Agronegócios
19/02/2021 19:38

Logística: Amport defende medidas para ordenar tráfego até instalações portuárias em Miritituba (PA)


São Paulo, 19/02/2021 - A Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport) informou, em nota, ter iniciado uma articulação com operadores portuários e entes públicos para viabilizar medidas que solucionem o ordenamento do tráfego no acesso das BRs 163 e 230 até as instalações portuárias em Miritituba (PA). Desde o último dia 11, ocorre engarrafamento de caminhões na via de acesso aos portos do distrito de Miritituba, no município de Itaituba, sudoeste do Pará. O motivo é o fluxo intenso de veículos associado às fortes chuvas na região, segundo a Amport.

Os portos públicos e privados em Miritituba, às margens do rio Tapajós, são acessados pelas BRs 230 e 163, administradas pelo governo federal, e pela via transportuária, com 7 quilômetros sem pavimentação. Segundo a nota, a manutenção regular dessa via tem sido realizada pela Amport desde o início da implantação dos terminais de suas associadas na região.

A associação defende a pavimentação e concessão dos acessos rodoviários às instalações portuárias de Miritituba e Santarenzinho em Rurópolis (PA). Segundo a Amport, os projetos foram doados pelas associadas ao governo federal. Ainda conforme a nota, a pavimentação está incluída no projeto de concessão da BR-163.

Na nota, o diretor presidente da Amport, Flávio Acatauassú, disse ainda que a solução definitiva virá com a implantação de um pátio unificado de triagem, a exemplo dos que existentes em Paranaguá e Santos, "para garantir e ordenar a trafegabilidade de caminhões em período de safra e a segurança das pessoas das comunidades locais".

A Amport representa onze empresas que possuem terminais na Bacia Amazônica, sendo que seis delas - Bertolini, Cargill, Hidrovias do Brasil, LDC, Unitapajós e Cianport - operam em estações de transbordo de cargas em Miritituba.

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos