Agronegócios
23/08/2022 16:14

Biocombustíveis: BSBIOS lança programa para certificar fornecedores sustentáveis de matéria-prima


Por Gabriela Brumatti

São Paulo, 23/08/2022 - A BSBIOS, empresa brasileira produtora de biodiesel, lançou o Programa Crédito de Fornecedor Sustentável 2SC, projeto que visa qualificar os fornecedores de matéria-prima para a produção de biocombustíveis da companhia. Segundo nota divulgada pela empresa, os fornecedores serão apoiados pela BSBIOS, de forma técnica e financeira, a fim de se tornarem aptos aos padrões do programa.

A BSBIOS estabeleceu o objetivo de atingir a neutralidade de carbono até 2030, tanto nas operações diretas quanto no escopo da energia utilizada nos processos da empresa. Com o anúncio do novo programa, a expectativa é atingir a neutralidade de emissões na cadeia de suprimentos também. Nesta primeira fase, a companhia vai concentrar as ações do projeto em fornecedores de gorduras animais, óleo de cozinha usado e soja.

As diretrizes do programa estabelecem que o parceiro que fornecer matéria-prima sustentável à empresa, conforme estabelecem certificações nacionais e internacionais, terá acesso a um bônus financeiro proporcional (com base no volume em toneladas de matéria-prima fornecida) concedido em forma de Crédito de Descarbonização (CBIO). "Este programa permitirá aos fornecedores o acesso à cadeia produtiva do mercado de carbono, desenvolver a rastreabilidade da cadeia produtiva e potencializar impactos socioambientais positivos e o desenvolvimento sustentável", afirmou, na nota, o presidente da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella.

Na avaliação do executivo, o projeto ajudará a construir uma cadeia de fornecimento de matéria-prima sustentável que atenda às demandas dos mercados interno e externo. "Com mais matéria-prima sustentável, é possível triplicar a exportação de biodiesel porque já há demanda", acrescentou Battistella.

A BSBIOS vai considerar as certificações da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), International Sustainability and Carbon Certification (ISCC), Biomass Biofuel Sustainability Voluntary Scheme (2BSvs), Environmental Protection Agency (EPA) e The California Air Resource Board (CARB) para definir os critérios do programa.

Contato: gabriela.brumatti@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso