Agronegócios
03/08/2020 15:20

Crédito rural: B3 começa a usar calculadora de renda fixa para CRAs


Por Clarice Couto

São Paulo, 03/08/2020 - A B3 começa a calcular, a partir de hoje, a taxa de remuneração e o preço referencial unitário (PU) para Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA). O papel será o segundo título privado de renda fixa a contar com estes cálculos pela CALC, a calculadora de renda fixa da B3, segundo nota da entidade.

O PU é o preço de um ativo de renda fixa em determinada data anterior ao vencimento, lembra a B3, considerando a remuneração, o prazo (de vencimento do investimento) e prêmio do papel. Ele pode ser usado como base para definir valores de negociação no mercado secundário (negociação do título pelo investidor/detentor do título com uma terceira parte).

“A B3 está empenhada em desenvolver soluções que agreguem transparência e fomentem negócios no mercado secundário de renda fixa. Principalmente num cenário como o atual, com taxas de juros em patamares que o mercado brasileiro não está habituado, dar visibilidade aos preços dos papéis ajuda tanto quem já possui o ativo quanto quem está em busca de produtos para diversificar sua carteira de investimentos”, disse na nota o superintendente de Produtos, Serviços de Tecnologia e Market Data da B3, Adolpho Bianchi.

A B3 reforçou que o CRA é lastreado em recebíveis do agronegócio e conta com isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas. O estoque do produto (montante emitido e não liquidado) vem aumentando todos os anos. No fim de julho alcançava R$ 45,7 bilhões, de acordo com a bolsa.

Contato: clarice.couto@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso