Agronegócios
10/02/2017 11:35

BC/Maciel: controle da inflação é precondição para crescimento econômico


Belo Horizonte, 10/02/2017 - O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, defendeu há pouco que o controle da inflação é precondição para o crescimento econômico. Durante apresentação dos dados do Boletim Regional Trimestral, em Belo Horizonte, Maciel afirmou que "a tese de que um pouco de inflação pode fazer bem é equivocada".

Para ilustrar isso, Maciel mostrou a projeção de uma tabela na qual se compara o crescimento econômico do País e os índices de inflação, ambos na média por períodos. Assim, conforme os números, de 1995 a 2003 a inflação média anual foi de 9,1% e o crescimento, de 2,3%. De 2004 a 2015, com inflação média menor, de 6,0%, o crescimento foi de 3,1%.
"É importante sempre ter em perspectiva essa missão do BC, a importância desse missão", disse Maciel, em referência ao controle da inflação.

Ao abordar os resultados do Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) para as diferentes regiões do País, Maciel destacou o fato de o Norte e o Nordeste mostrarem recuo maior da atividade nos últimos dois anos (2015 e 2016). "Estas regiões devolvem o crescimento maior no período anterior", explicou.

Maciel destacou ainda a queda da atividade industrial no Brasil, já há três anos seguidos. "Mas em 2016 a indústria parece mostrar acomodação", acrescentou. "Em 2016, a queda na indústria não foi tão expressiva na região Norte, porque a indústria extrativa contribuiu para segurar. No Centro Oeste, a estiagem impactou toda a cadeia produtiva de alimentos", comentou.

Especificamente sobre a safra, Maciel destacou a perspectiva de colheita recorde em 2017, que vai contribuir para a economia como um todo. No entanto, lembrou que, em função de problemas climáticos, a safra apresentou recuo expressivo no ano passado. "Assim, em relação ao nível de 2015, o crescimento da safra em 2017 é quase tendencial. Mas o setor agrícola vai ajudar bastante este ano, principalmente nos primeiros trimestres, quando ocorre a colheita de soja e milho", afirmou.

O chefe do Departamento Econômico do BC destacou ainda que os índices de confiança da economia começaram reação no segundo semestre de 2016, embora ainda estejam em patamar reduzido. "Há evolução mais favorável da inflação, o que ajuda os indicadores de confiança", afirmou.

O Banco Central publicou hoje, em Belo Horizonte, seu Boletim Regional Trimestral. Participam de entrevista coletiva para apresentação dos números o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, e o coordenador da Gerência Técnica de Estudos Econômicos em Belo Horizonte, Rodrigo Lage de Araújo. (Fabrício de Castro, enviado especial - fabricio.castro@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso