Agronegócios
18/05/2021 18:00

Meio ambiente/CAR: Mato Grosso do Sul adere à plataforma federal para análise dinamizada dos cadastros


São Paulo, 18/05/2021 - O Estado de Mato Grosso do Sul formalizou nesta terça-feira sua adesão ao AnalisaCAR, o sistema federal do Ministério da Agricultura de análise dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Conforme nota da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Semagro), a adesão ocorreu em Brasília e contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Segundo a nota, o Estado terá a partir de agora condição para agilizar a validação do cadastro de 75.379 propriedades rurais mato-grossenses, "dando mais segurança jurídica aos proprietários e assegurando a preservação do meio ambiente".

O Ministério da Agricultura lançou o AnalisaCAR na semana passada. Com a nova ferramenta, será possível, conforme a pasta federal, agilizar a validação dos cadastros no País. Com o CAR validado, o produtor rural pode, finalmente, aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) em seu Estado, se for o caso. Até o lançamento do módulo, segundo o diretor de Regularização Ambiental do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) - subordinado ao Ministério da Agricultura -, João Adrien, a validação estava "travada" no País, pela impossibilidade de serem avaliadas, manualmente, as informações de pelo menos 6 milhões de CARs preenchidos até agora. "No País, apenas 3% dos cadastros foram validados, de forma manual, nos Estados", disse Adrien, na ocasião de lançamento da análise dinamizada do CAR.

Com a análise dinamizada, a expectativa é de que a verificação se acelere a ponto de o prazo de adesão ao PRA, que se encerra em 31 de dezembro de 2022, possa de fato ser cumprido. "O módulo de análise dinamizada do CAR tem capacidade para validar 66 mil cadastros por dia; conseguiremos, em quatro dias, analisar tudo o que já foi validado nos últimos seis anos", comparou Adrien.

Para o secretário de Agricultura de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, "O AnalisaCAR é a ferramenta fundamental para finalizar o processo de análise do CAR e consequentemente avançar mais rápido no PRA (Programa de Regularização Ambiental) e assim, cumprir o Código Florestal Brasileiro", disse, na nota.

A ferramenta foi desenvolvida pelo SFB (Serviço Florestal Brasileiro), em parceria com a Ufla (Universidade Federal de Lavras), para ajudar os Estados na verificação dos dados declarados no CAR. A plataforma vai permitir a análise de forma automatizada, por meio de mapeamentos georreferenciados, garantindo agilidade e precisão ao processamento.

Em Mato Grosso do Sul, 75.370 propriedades efetuaram a inscrição do CAR no sistema desenvolvido pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Destas 50.636 inscrições são de propriedades com até 4 módulos rurais; 13.445 são de propriedades entre 4 e 15 módulos e 11.298 inscritos são de propriedades com área acima de 15 módulos rurais.

A próxima etapa, segundo o diretor presidente do Imasul, André Borges, é subsidiar o sistema desenvolvido pelo SFB com informações georreferenciadas de Mato Grosso do Sul. "Nós estamos buscando o que eles chamam de insumos, como por exemplo, um mapa da hidrografia do Estado, por meio do qual vamos conseguir calcular a área de preservação permanente; um mapa de uso e ocupação do solo, para nós podermos delimitar o que temos de área já explorada e o que ainda tem de remanescente para fazermos o cálculo da reserva", disse.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso