Agronegócios
11/05/2022 08:31

Etanol/Unica: venda do Centro-Sul recua na 2ª quinzena de abril, mas cresce no acumulado do mês


Por Augusto Decker

São Paulo, 11/05/2022 - As unidades produtoras de açúcar e álcool do Centro-Sul comercializaram um total de 1,16 bilhão de litros de etanol na segunda quinzena de abril, informou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). O volume representa baixa de 0,85% na comparação com igual período de 2021. No acumulado do mês, entretanto, o volume vendido pela região teve alta anual de 2,6%, para 2,22 bilhões de litros. A exportação no mês registrou avanço de 56,87%, para 107,03 milhões de litros.

Quanto ao mercado interno, o volume do biocombustível hidratado vendido em abril caiu 5,52% frente a igual mês do ano passado, ou 1,37 bilhão de litros. "Esse resultado reflete a forte retração de 12,58% nas saídas da segunda quinzena, que registraram 696,17 milhões de litros", informa a Unica em nota. Também nesse período, o preço do biocombustível passou a ficar menos competitivo do que o da gasolina em boa parte do País. Já as vendas do anidro (que é misturado à gasolina) subiram 15,34% no período, para 735,63 milhões de litros.

Em comunicado, o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, afirmou que, "apesar da queda nas saídas de hidratado em relação às vendas de mesmo período de 2021, o resultado dos últimos quinze dias de abril indica um mercado aquecido com um crescimento de 2,5% nas saídas ante o volume comercializado durante a primeira quinzena do mês".

Para a entidade, tal avanço mostra que o etanol contribui para equilibrar o abastecimento do País. Além disso, diz a Unica, o consumidor opta pelo biocombustível mesmo com paridade de preços "aparentemente desfavorável", o que mostra que a decisão não se dá apenas pelo preço e deve também levar em conta a saúde pública e os benefícios ambientais.

Contato: augusto.decker@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso