Agronegócios
10/05/2019 18:09

Soja: Uruguai colheu 65% da safra, prevista em 3 milhões de t; China é maior comprador


Por Eduardo Gayer

São Paulo, 10/05/2019 - O Uruguai colheu 65% da safra 2018/19 de soja, estimada em 3 milhões de toneladas, semeadas em 1 milhão de hectares, informou hoje, em nota, o Ministério da Agricultura uruguaio, com base nos dados da Direção Geral de Serviços Agrícolas (DGSA).

A pasta uruguaia afirmou, ainda, que até agora 412 mil toneladas da oleaginosa foram exportadas, tendo a China adquirido 70% do total, seguida por Egito, Tunísia e Holanda. Espera-se que, até o fim da safra, 90% das exportações tenham como destino o gigante asiático.

O diretor da DGSA, Federico Montes, afirmou que a safra, até o momento, é de "excelente qualidade". "Isso confirma a posição do Uruguai como um fornecedor de qualidade e não de volume", reforçou. A soja do país latino-americano tem sido exportada com umidade média de 12,9%, porcentagem de proteína bruta de 38,6% e extrato etéreo em 22%. Conforme a nota, os importadores têm preferido a soja uruguaia, uma vez que o grão da Argentina, país concorrente, tem sido colhida com baixo teor de proteína.

Contato: eduardo.gayer@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos