Agronegócios
17/11/2023 08:07

Emater: colheita de trigo atinge 89% da área no RS; plantio de soja alcança 22% e de milho verão 81%


Por Isadora Duarte

Brasília, 17/11/2023 - A colheita do trigo atinge 89% da área cultivada no Rio Grande do Sul, de 1,516 milhão de hectares, informou a Emater/RS em relatório semanal. As lavouras ainda plantadas encontram-se em maturação. A produtividade da safra foi mantida pela Emater em 2.164 quilos por hectare (-28,38% ante 2022) e a produção prevista em 3,281 milhões de toneladas (queda de 27,88%). Segundo a Emater, a redução deve-se principalmente aos efeitos do fenômeno climático El Niño, que no Sul do País elevou o volume de chuvas e também geadas, vento e granizo.

Na região de Bagé, há quebra de 20% na safra com 95% das lavouras colhidas, informou a Emater. "Apenas parte das lavouras estabelecidas no início da época contemplada no zoneamento agrícola de risco climático atingiu PH igual ou superior a 78, correspondendo a 30% da área cultivada no município", destacou a empresa pública. Na região da Campanha Gaúcha, a colheita é mais lenta, com apenas 10% da produção retirada do campo. A Emater alerta que a colheita tende a não ser retomada nos próximos dias em virtude da elevada umidade dos grãos e da previsão de novas chuvas.

Em relação à safra de verão 2023/24, 22% da área de soja estimada para o Estado foi semeada. Segundo a Emater, o plantio foi condicionado pelas chuvas intercaladas com tempo seco, levando a um atraso na implantação das lavouras em relação às temporadas anteriores. "Há preocupação acerca dos prognósticos de novas precipitações, que podem tanto prejudicar ainda mais o avanço do plantio quanto atrasá-lo em relação ao período preferencial. De modo geral, a emergência das plantas ocorre de forma rápida devido à alta umidade e às temperaturas elevadas, estando grande parte das lavouras em germinação e desenvolvimento vegetativo", observou a Emater.

Na região de Frederico Westphalen, cerca de 35% da área foi semeada e encontra-se nas fases de germinação e de desenvolvimento vegetativo. Segundo a empresa pública, produtores estão receosos quanto a eventuais impactos de produtividade. Na região de Passo Fundo, o plantio alcançou 40% da área prevista, com a implantação também prejudicada pelo excesso de umidade.

Já o cultivo de milho verão alcançou 81% da área estimada no Rio Grande do Sul, sendo que 11% das lavouras estão em enchimento de grãos, 24% em floração e 65% em germinação e desenvolvimento vegetativo. A semeadura do cereal ocorre de forma modesta, segundo a Emater, com os produtores privilegiando a colheita do trigo e o plantio da soja. "Uma parcela dos agricultores só pretende retomar o plantio em safrinha, avançando a semeadura durante o mês de janeiro", observou a empresa pública.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso