Agronegócios
18/08/2021 08:50

Fertilizantes/Mosaic: produtor tem poder de compra reduzido em julho deste ano ante julho/2020


Por Isadora Duarte

São Paulo, 18/08/2021 - O produtor brasileiro teve reduzido seu poder de compra de fertilizantes em julho deste ano, em comparação com igual mês de 2020, segundo levantamento da Mosaic Fertilizantes. A companhia calcula a relação entre fertilizante e commodity por meio do Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), que mensura os preços dos adubos e das commodities em dólar. Em julho, o IPCF ficou em 1,20 ante 0,90 de julho do ano passado e 1,04 de junho deste ano, números que significam que os adubos estão menos acessíveis para os produtores. O valor de julho foi o maior observado desde 2017, segundo os dados da Mosaic.

De acordo com a Mosaic, o índice de julho refletiu o cenário "firme" do mercado de fertilizantes, com demanda internacional aquecida e aperto da oferta - acentuado por perdas de produção na América do Norte. A empresa destacou que, no mês em questão, houve maior estabilidade do câmbio e incremento dos preços das duas principais commodities do índice - soja e milho. "Apesar das oscilações, é válido destacar que a rentabilidade das principais lavouras continua positiva, estimulando o investimento em tecnologia. O Brasil deverá colher em 2021/22 mais uma safra recorde de grãos e também deverá embarcar um volume recorde de fertilizantes", apontou o vice-presidente Comercial da Mosaic Fertilizante, Eduardo Monteiro, na nota.

Metodologia - O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes (fosfato monoamônico, superfosfato simples, ureia e cloreto de potássio) e de commodities agrícolas. Conforme a empresa, o cálculo do IPCF considera as principais culturas brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão. O índice também é ponderado pela variação do câmbio no período analisado.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso