Agronegócios
09/06/2022 17:51

Boi: Na Europa, Imac tenta convencer sobre riscos da regulamentação de produtos livres de desmatamento


São Paulo, 09/06/2022 - Em missão pela Europa que começou no início desta semana, representantes do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) pretendem conscientizar órgãos públicos do bloco sobre os prejuízos que a "proposta para regulamentação de produtos livres de desflorestamento" pode trazer para a segurança alimentar global.

Para o Imac, há receio de que a proposta seja aprovada sem que um diálogo prévio com o setor produtivo brasileiro. "Ou, ainda, que o risco de boicote tire do mercado agentes legais, uma vez que as ferramentas para fiscalizar ainda não estão definidas e estruturadas", diz. O presidente do Imac, Caio Penido, que é pecuarista em Mato Grosso, explica que a missão concorda com a preocupação europeia em relação ao clima, mas buscará sensibilizá-los a mudarem a sua estratégia de atuação, passando a articular uma política comercial conjunta, mais propositiva, construtiva e inclusiva.

Segundo Penido, o objetivo é dar início a um diálogo para construir uma pauta conjunta, em busca de remuneração pelos serviços ambientais prestados pela biodiversidade brasileira, os Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), e cooperação técnica e financeira para viabilizar a regularização ambiental das propriedades, "além de estimular a produção sustentável e assim ampliar a participação da carne de Mato Grosso no mercado Europeu sem bloqueios".

Após reuniões na Alemanha no início da semana, representantes do Imac se juntarão com o secretário de Estado de Desenvolvido Econômico (Sedec), César Miranda, na próxima semana, e vão para Bruxelas, na Bélgica, para se encontrarem com representantes de países como Holanda, Portugal e Dinamarca, além do Parlamento Europeu.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso