Agronegócios
26/10/2020 09:32

Soja/AGRural: plantio da safra 2020/21 no País sobe de 8% para 23% em uma semana


São Paulo, 26/10/2020 - O plantio de soja no Brasil saltou para 23% da área total estimada, até quinta-feira da semana passada (22) em comparação com 8% uma semana antes. Isso significa que os produtores brasileiros plantaram cerca de 5,6 milhões de hectares em apenas sete dias, informa a AgRural. O avanço se deu em grande parte por causa das chuvas, que chegaram ao Brasil a partir de meados de outubro e deram fôlego extra ao plantio na semana passada. Apesar disso, ainda há atraso na comparação com o ano passado e a média de cinco anos, pondera a consultoria.

Quem mais avançou no plantio da oleaginosa foi o Paraná, que agora lidera o plantio entre os Estados, com 51% de sua área já semeada. "Mas o Estado precisa de chuvas generalizadas nos próximos dias para assegurar boas condições de germinação e desenvolvimento inicial das lavouras", destaca a AgRural.

O plantio também avançou bem em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Os três Estados ainda estão atrasados em relação ao ano passado, com destaque para Mato Grosso. Mas, com boas chuvas nos radares, espera-se que o ritmo das plantadeiras do Centro-Oeste aumente ainda mais nos próximos dias.

Milho - O plantio da primeira safra de milho da temporada 2020/21, o “milho verão”, atingiu na quinta-feira 46% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, em comparação com 44% uma semana antes e 51% no mesmo período do ano passado.

Os trabalhos continuam concentrados nos três Estados do Sul, onde a semeadura caminha para a reta final. "As lavouras se desenvolvem bem no Paraná, mas Rio Grande do Sul e Santa Catarina precisam de chuva com urgência para limitar a perda de potencial produtivo que já se percebe em áreas semeadas em agosto e setembro", comenta a consultoria.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos