Agronegócios
29/12/2023 08:48

Carne suína: carga brasileira em alto-mar é liberada pelo México, mas novos embarques continuam suspensos


Por Isadora Duarte

Brasília, 29/12/2023 - O governo mexicano liberou a entrada de carne suína brasileira que estava em alto-mar ou retida nos portos locais, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O produto estava retido desde meados de novembro quando uma decisão em primeira instância da Justiça mexicana proibiu a importação da proteína brasileira a pedido dos criadores de suínos do país. O Ministério da Agricultura estimou que cerca de US$ 60 milhões em carne suína brasileira estavam a caminho do México no fim de novembro aguardando a liberação.

Em nota, a ABPA disse que as cargas foram internalizadas, mas que a medida judicial continua válida para novos embarques. "Ao mesmo tempo, a entidade segue otimista quanto à rápida reversão da decisão judicial que suspendeu temporariamente as importações de carne suína do Brasil para o México", afirmou a associação. A ABPA calcula que os embarques de carne suína brasileira para o México somavam 5 mil toneladas por mês antes da interrupção.

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou à reportagem que a liminar que suspende a importação de carne brasileira no México ainda está vigente. "No entanto, o Ministério e associações de produtores brasileiros obtiveram, do governo mexicano, sinalização de que a decisão judicial que impede as exportações de carne para o país pode ser suspensa nas próximas semanas. Isto é: a Justiça do México pode proferir uma sentença revertendo a decisão anterior, de tal maneira que os dois países poderão retomar o fluxo de comércio dos produtos suspensos" afirmou a pasta em nota.

No fim de novembro, uma comitiva do Ministério e de representantes de exportadores estiveram no México em negociação com as autoridades locais para o fim do embargo. O Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agroalimentar (Senasica, órgão sanitário mexicano) pediu a cassação da liminar que impede a importação da proteína brasileira.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso