Agronegócios
26/05/2023 11:27

Trigo/Commerzbank: oferta da União Europeia e da Rússia impede recuperação dos preços


Por Audryn Karolyne

São Paulo, 26/05/2023 - Os preços do trigo parecem não dar sinais de recuperação próxima, em virtude de uma ampla oferta vinda da União Europeia e da Rússia, disse o banco alemão Commerzbank em relatório enviado a clientes. De acordo com o Instituto Nacional Francês de Produtos Agrícolas e Frutos do Mar FranceAgriMer, mais de 90% das plantas de trigo mole estão em boas ou excelentes condições pouco antes da colheita. Já na Rússia, o instituto de pesquisa Ikar revisou para cima sua previsão para a safra de 2023/24 do país, de 84 milhões para 86 milhões de toneladas.

Ainda que seja significativamente menor que a oferta recorde do ano passado, o Ikar espera que as exportações da Rússia mantenham a mesma média. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), elas chegaram a um nível recorde de 44,5 milhões de toneladas.

"Em nossa opinião, a única explicação para as exportações continuarem tão altas, apesar de uma safra menor, é que se espera menor consumo na própria Rússia, por um lado, e que os armazéns estão amplamente cheios, por outro", disse a analista Thu Lan Nguyen na nota. "Por sua vez, isso pode ser devido à safra recorde do ano passado e aos problemas envolvidos na exportação do trigo como efeito (indireto) das sanções ocidentais, como Moscou vem reclamando."

Contato: audryn.karolyne@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso