Agronegócios
06/08/2021 07:48

Cacau: governo declara estado de emergência fitossanitária para praga no Acre, Amazonas e Rondônia


São Paulo, 06/08/2021 - O Ministério da Agricultura declarou estado de emergência fitossanitária para a praga Moniliophthora roreri (monilíase do cacaueiro) nos Estados do Acre, Amazonas e Rondônia. A declaração tem por objetivo reforçar as medidas de prevenção e evitar a disseminação da praga para as áreas de cultivo de cacau e cupuaçu. Medida nesse sentido foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (6) por meio das Portaria nº 249. O estado de emergência será de um ano. (Leia aqui).

Segundo comunicado do ministério, no mês passado, um foco da praga foi detectado em área residencial urbana no município de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. O estado de emergência fitossanitária para a monilíase do cacaueiro incluiu o Amazonas e Rondônia por serem as unidades da federação que fazem fronteira com o Acre.

Desde a confirmação da ocorrência da praga, equipes compostas por profissionais do ministério, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF/AC), da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron/RO), da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF/AM), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade de Brasília (UnB) estão no município executando uma varredura completa na área considerada como de maior risco de detecção de possíveis novos focos da praga.

Durante a vigência do estado de emergência, todas as ações necessárias à erradicação da praga e que evitem sua disseminação para as áreas produtivas poderão ser adotadas com maior agilidade pelos Estados e pelo governo federal. “O objetivo do Ministério da Agricultura é o de conseguir erradicá-la na maior brevidade possível, enquanto ainda se encontra em uma área restrita do país”, disse a coordenadora-geral de Proteção de Plantas, Graciane de Castro.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso