Agronegócios
12/03/2018 10:39

Maggi:resposta da China aos EUA,em razão da sobretaxa do aço,pode favorecer comércio brasileiro


Cuiabá, 12/03/2018 - O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, avaliou há pouco que uma eventual resposta da China à sobretaxação do aço e alumínio pelos Estados Unidos pode abrir um espaço para o incremento das exportações de produtos agropecuários brasileiros para o país asiático. Segundo ele, um possível aumento do protecionismo global não tende a prejudicar o comércio brasileiro no setor. "Se a China tomar uma atitude mais drástica contra os EUA, isso facilitaria as vendas do Brasil, já que os Estados Unidos são o maior exportador agrícola do mundo. Temos que olhar o que outros países também irão fazer. É possível que haja uma 'dança de cadeiras' no comércio global", avaliou Maggi ao chegar para o evento Gazeta Agro, na capital mato-grossense.

O ministro lembrou que a pasta tem atuado para esclarecer os principais parceiros comerciais do Brasil sobre os últimos desdobramentos da operação Carne Fraca. Ele citou o comunicado enviado pelo ministério na semana passada a todas as embaixadas em Brasília. "Estamos corrigindo problemas que a operação teve no ano passado. Estamos bastante mais tranquilos. Mas teremos que remar de novo para reconquistar mercados. Mesmo assim, todos os países já voltaram a importar carne brasileira", completou.

De acordo com o ministro, apenas com a Rússia ainda existem problemas para a exportação de produtos brasileiros. Segundo ele, o governo já fez todas as concessões que a Rússia pediu, mas ainda enfrenta entraves. "Já pedi ao presidente Michel Temer que converse com o presidente Vladimir Putin. As questões técnicas já foram resolvidas, mas precisamos agora destravar a política", acrescentou.

Questionado sobre as taxas de juros pagas pelo setor agropecuário, o ministro disse que fará o que estiver ao alcance da pasta para que os produtores paguem no próximo plano safra juros inferiores à Selic. "O setor agropecuário tem suportado a economia brasileira com o aumento da produtividade, mas sem ganho de rentabilidade. Os produtores sempre pagaram juro abaixo da Selic e faremos o que for possível para que isso continue", prometeu.

Eleição
Maggi reafirmou que não lançará candidatura ao governo de Mato Grosso este ano. Ele evitou fazer comentários sobre o cenário político local e sobre a eleição presidencial. (Eduardo Rodrigues, enviado especial - eduardor.ferreira@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso