Agronegócios
05/06/2023 17:05

Agricultura quer ampliar análises setoriais para classificação de azeite no Brasil


São Paulo, 05/06/2023 - O Ministério da Agricultura e Pecuária realizou reunião técnica com representantes de instituições e associações no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul (LFDA-RS) para estimular a criação de novos painéis sensoriais destinados à classificação dos tipos de azeites ofertados no País. "O encontro buscou entusiasmar outras instituições a adotarem a metodologia que irá contribuir para a melhoria do azeite comercializado, visto que o Brasil é o segundo maior importador de azeite de oliva do mundo", disse a pasta em nota. A análise sensorial está prevista na Instrução Normativa nº 01/2012 e é o único método para determinar se um azeite de fato é extravirgem ou não.

Atualmente o painel de análise sensorial dos azeites de oliva virgens do LFDA-RS conta com 20 avaliadores treinados e é o único no Brasil com reconhecimento do Conselho Oleícola Internacional (COI) para realização da técnica de classificação. O diretor do Departamento de Produtos de Origem Vegetal do Ministério, Hugo Caruso, explica na nota que quando o painel sensorial do LFDA-RS aponta uma não conformidade no produto não há no Brasil outro painel para que o importador possa realizar uma análise comprobatória, restando a ele enviar o produto para a Argentina ou Uruguai.

Café - O encontro também contou com uma discussão inicial para desenvolvimento do método sensorial para análises do café torrado. Segundo Caruso, a ideia é aproveitar as experiências do setor privado na parte sensorial para desenvolver no laboratório federal de defesa agropecuária uma metodologia com os mesmos critérios para o café. “Esperamos muito em breve ter um painel com metodologia oficial de análise sensorial de café torrado”, disse. Desde o dia 1º de janeiro de 2023, estão em vigor os padrões de classificação para o café torrado comercializado no Brasil.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2023 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso