Agronegócios
18/06/2019 15:21

Ethanol Summit/Pedro Fernandes: setor pode ampliar moagem em 15% só com grupos saudáveis


Por Gustavo Porto

São Paulo, 18/6/2019 - O setor sucroenergético brasileiro pode aumentar a capacidade de moagem em 15%, ou em cerca de 90 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, só com o aumento de alavancagem dos grupos saudáveis, segundo avaliação do Itaú BBA. De acordo com Pedro Fernandes, diretor de agronegócios do banco, existem no País 47 grupos em boa situação financeira e que poderiam ampliar a produção apenas com a tomada de crédito.

Para o executivo, o que pode destravar novos investimentos são um ciclo positivo para o açúcar, a consolidação do etanol, as mudanças tecnológicas e novo paradigma de juros no Brasil. "O que a gente tem visto ao longo dos últimos anos são players restringindo ao máximo investimentos em expansão e melhorias e optando por investimentos em retorno de curto prazo", disse. "Mas, com juros de 4% a 5%, muda o cenário de utilização do fluxo de caixa livre das empresas, que vinha sendo destinado para dividendos ou amortização de dívidas", completou.

Com o cenário atual de juros de mercado, de acordo com Fernandes, a taxa de financiamento está abaixo da oferecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no passado, no auge da expansão do setor. "A nova expansão pode ser com linhas de mercado, falta um alinhamento dos fatores que trarão os empreendedores", completou.

Contato: gustavo.porto@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso