Agronegócios
15/01/2020 12:31

Trigo/Commerzbank: preço internacional sobe com temor sobre possível restrição russa à exportação


Por Julliana Martins

São Paulo, 15/01/2020 - Notícias recentes de que a Rússia pretende restringir as exportações de grãos nos próximos meses vêm preocupando o mercado e impulsionando preços globais do trigo, informa em relatório o analista de commodities agrícolas do Commerzbank, Carsten Fritsch.

Dados recentes do USDA, entretanto, não apontam para uma redução na oferta do cereal. O mais recente relatório do IGC, do fim de novembro, também corrobora com a avaliação, tendo previsto um excedente de 6 milhões de toneladas. Ainda assim, o mercado está inquieto e os preços continuam reagindo. Na Bolsa de Chicago (CBOT), o trigo está sendo negociado a cerca de US$ 5,70 o bushel, enquanto em Paris, continua perto da marca de € 200 a tonelada - cotação que não se via desde fevereiro de 2019.

Na prática, de acordo com o relatório, se essas restrições de fato ocorrerem, as taxas de exportação só seriam cobradas quando o volume excedesse a previsão para a safra. Portanto, os 20 milhões de toneladas que seriam embarcadas entre janeiro e junho, meses finais da safra, não sofreriam restrição, já que as exportações entre julho e dezembro de 2019 somaram 25 milhões de toneladas, enquanto o previsto pelo Ministério da Agricultura do País era de 45 milhões de toneladas para toda a safra.

Contato: julliana.martins@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos