Agronegócios
11/02/2019 16:12

Funrural: Abrafrigo contesta valor apresentado pela Receita de dívida 'retroativa'


São Paulo, 11/02/2019 - A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) afirmou que a Receita Federal está "iludindo e dizendo inverdades para a mídia brasileira" sobre o real valor da dívida retroativa do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).

Conforme a Abrafrigo, em nota, a Receita diz que a dívida retroativa do Funrural somaria R$ 15,3 bilhões, a serem pagos pelos produtores rurais e frigoríficos. "Este número não reflete a realidade, está superestimado e sendo utilizado apenas para se atribuir culpa aos produtores rurais e frigoríficos pela existência de uma dívida que não é deles e que, por sinal, nem deveria existir", disse, na nota, o presidente executivo da Abrafrigo, Péricles Salazar.

Segundo o executivo, o verdadeiro responsável pelo problema é o Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2010, a Suprema Corte considerou inconstitucional a cobrança do Funrural. Sete anos depois, reverteu a decisão, passando a considerá-la constitucional, "decisão surpreendente e injusta", diz Salazar.

Para ele, o setor não deve ser obrigado a pagar a dívida que estaria "acumulada" no intervalo de sete anos entre as duas decisões. "O setor aceitou isso e (a decisão de 2017), desde então, os produtores rurais e frigoríficos vêm cumprindo normalmente esse compromisso, num total de R$ 300 milhões mensais de contribuições somente no setor da carne bovina."

Para a Abrafrigo, essa dívida que se considera acumulada nos sete anos em que o Funrural não foi exigido não existe, em razão das centenas de decisões judiciais de primeira e segunda instâncias em todo o País", afirmou. (Augusto Decker, augusto.decker@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso