Agronegócios
28/03/2024 08:26

Cacau: fabricantes de chocolate podem estar alimentando alta dos preços, dizem analistas


Nova York, 28/03/2024 - O mais recente aumento dos preços futuros de cacau provavelmente foi impulsionado por uma corrida às compras de grandes fabricantes de chocolate, segundo analistas. Os futuros atingiram máxima histórica no início desta semana, fechando em US$ 9.647 por tonelada na segunda-feira (25). A commodity enfrenta um mix de problemas neste ano, com condições climáticas extremas, árvores envelhecidas, falta de mão de obra e baixo investimento em programas de pesticidas financiados pelo governo, de acordo com os analistas.

"Houve um movimento no mercado (nos últimos dias) motivado por um pânico genuíno por parte dos fabricantes. Neste caso, especuladores realizaram lucros e venderam para consumidores em pânico. Eles impulsionaram ainda mais o mercado", disse Martijn Bron, ex-chefe de negociação de cacau da Cargill.

Os fundos de hedge têm acumulado contratos de cacau neste ano, tendo alcançado a maior posição líquida comprada na commodity em cerca de uma década no fim de janeiro, segundo dados da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC). Desde então, os fundos têm reduzido gradualmente essas apostas, indicando que os aumentos de preços mais recentes não são impulsionados por especuladores. Fonte: Dow Jones Newswires.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso