Agronegócios
25/01/2019 11:25

Rally da Safra: Copasul projeta quebra da produção de soja de até 20% em Naviraí (MS)


Naviraí, 25/01/2019 - A Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense (Copasul), com sede em Naviraí, visitada pela Equipe 2 do Rally da Safra projeta quebra de safra de 18% a 20% na região em virtude do clima seco e quente que prejudicou as lavouras locais entre novembro e dezembro. "A quebra pode ser maior se não chover mais. Tem área que está começando a encher grão. Há materiais que têm potencial muito bom, mas que precisam de chuva", disse o gerente agronômico da cooperativa, Anderson Luis Guido. A área plantada de soja na região, entre produtores cooperados e parceiros, é de 137 mil hectares, um aumento de 6% ante o ano anterior.


Lavoura de soja: clima quente e seco frustra expectativa de produtores em Naviraí (MS) Foto: Leticia Pakulski/Estadão

Um fator limitante para as perdas foi o excesso de chuvas em setembro e outubro, que dificultou a semeadura no início da janela de plantio, na metade de setembro. A soja plantada mais cedo foi a mais prejudicada pelas altas temperaturas e pela falta de chuva. "Atrasou um pouco o plantio, tivemos problemas de doenças no início por excesso de umidade. Ocorreram alguns replantios, mas não em áreas muito grandes", explicou Guido.

Até agora, 5% da área de soja em Naviraí foi colhida. Segundo ele, as primeiras produtividades obtidas na região foram baixas, mas a tendência é de melhora à medida que os trabalhos avancem. "Teve produtor colhendo até 18 sacas por hectare em algumas áreas, enquanto outros registraram 35 a 40 sacas/ha. A média até agora é de 25 sacas por hectare nesses 5% colhidos", disse Guido. "A gente já sabia que a primeira soja colhida seria ruim, mas foi pior do que imaginávamos, mas agora as produtividades melhoraram."

As áreas colhidas nos últimos dias, entretanto, já começam a apresentar tendência de aumento. "Esperamos melhorar mais um pouco, mas ainda precisamos de chuva para encerrar o ciclo." A expectativa da cooperativa é de uma média de produtividade de 49 a 52 sacas por hectare na região. No ano passado, o rendimento médio foi de 62 sacas por hectare em Naviraí. (Leticia Pakulski* - leticia.pakulski@estadao.com)

*A jornalista viaja a convite do Rally da Safra
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos