Agronegócios
08/02/2021 11:59

Trigo: indústria pede ao governo revisão de prioridades de projetos da Embrapa no cerrado


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 08/02/2021 - A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) enviou ofício à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, solicitando reavaliação das prioridades dos projetos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A medida foi tomada após a associação tomar conhecimento de que não foi aprovado projeto elaborado pela Embrapa para expansão do trigo para a região do Cerrado.

"Solicitamos que esse assunto volte a ser prioridade, visando a expansão do trigo no Cerrado brasileiro, uma ação que, aos olhos da Abitrigo, é imprescindível para reduzir a vulnerabilidade nacional, referente à dependência do País do trigo internacional para abastecer o mercado interno", disse o presidente-executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa, na nota.

Segundo a Abitrigo, o projeto, "apesar de extremamente detalhado, representou um custo irrisório dentro do Orçamento da União". A entidade disse lamentar a decisão do ministério, "sem conseguir entender a razão do 'mais importante componente da alimentação dos brasileiros' não tomar a vanguarda dos projetos de expansão da política agrícola nacional".

Conforme o comunicado, o trigo é "uma das vulnerabilidades do Brasil", acentuada pela pandemia de covid-19. "A Abitrigo entende que o País não pode continuar a depender de importações para atender a quase 60% de seu consumo interno. Isso representa uma falha grande na segurança alimentar para a sociedade nacional."

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: