Agronegócios
21/11/2023 08:29

Irice/Rubens Barbosa: relação comercial Brasil-Argentina deve continuar mesmo com retórica de Milei


Por Isadora Duarte

Brasília, 21/11/2023 - O presidente do Instituto Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice), o diplomata Rubens Barbosa, avalia que não haverá nenhum impacto negativo na relação comercial entre Brasil e Argentina com a vitória de Javier Milei no segundo turno das eleições presidenciais, realizado domingo (19). "Acho que não vai mudar nada na relação econômica e comercial entre Brasil e Argentina. O Brasil é um grande parceiro da Argentina", disse. "Eles não perderão vendas de trigo ao Brasil. A Argentina precisa aumentar a exportação para elevar o nível de reserva cambial. A relação comercial da Argentina com a China e com o Brasil deve continuar", afirmou Barbosa, que foi embaixador em Washington e em Londres.

Milei, especialmente no primeiro turno, prometeu romper relações comerciais com o Brasil e com a China, maior destino das exportações argentinas. "Foi uma retórica eleitoral. No segundo turno e no discurso após a vitória, ele adotou um tom mais neutro. Acredito que a ideologia não vai afetar a relação comercial com o Brasil", reforçou Barbosa, lembrando que o atual presidente argentino Alberto Fernández e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro não "se falavam", mas a relação comercial entre os países continuou estável. O principal produto argentino importado pelo Brasil é o trigo, enquanto as exportações da indústria automotiva brasileira se destacam ao país platino.

Em relação ao Mercosul, Barbosa acredita que Milei também não levará adiante a promessa de deixar o bloco, mas sim tende a propor revisões internas e melhorias em determinados aspectos comerciais do bloco sul-americano. "Eles vão continuar no Mercosul e o acordo entre Mercosul e União Europeia deve ser aprovado também. Acredito que o acordo entre os blocos deve ser ratificado em dezembro. Acho que a Argentina vai aprovar, não vai ficar de fora e vai aproveitar o acordo", prevê Barbosa. Uma nova reunião entre Mercosul e Comissão Europeia está prevista para o mês que vem, quando o acordo entre os blocos voltará à pauta.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso