Agronegócios
11/04/2019 10:51

IBGE/Guedes: safra de soja é muito menor do que esperávamos em novembro (-4,5 milhões de t)


Rio, 11/04/2019 - A estimativa para a produção de soja encolheu 0,8% na passagem de fevereiro para março, em virtude de perdas com o clima seco e quente em importantes Estados produtores, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"A soja aumentou a área, mas a produção está menor que no ano passado. O mercado esperava que a gente tivesse uma safra muito maior de soja do que estamos colhendo. A previsão em novembro era de uma safra de soja de cerca de 117 milhões de toneladas, agora está em 112,5 milhões", disse Carlos Alfredo Guedes, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.

As lavouras foram prejudicadas pelo clima nas áreas produtoras do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em março, a estimativa da produção de São Paulo foi reduzida em 6,4% em relação ao esperado em fevereiro, devendo alcançar 3,2 milhões de toneladas. Mato Grosso do Sul informou uma produção 7,6% menor. Quanto ao Paraná, a produção foi reduzida em 1,3%, por causa do veranico e das altas temperaturas em novembro e dezembro.

(Daniela Amorim - daniela.amorim@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos