Agronegócios
09/01/2019 16:58

Soja/Anec: com guerra comercial China-EUA Brasil exportou 10 milhões de t mais em 2018


São Paulo, 09/01/2019 - A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) estimou que a disputa comercial entre Estados Unidos e China permitiu ao Brasil exportar 10 milhões de toneladas a mais de soja no ano que passou. A entidade calcula exportações de 82,8 milhões de toneladas em 2018, muito acima do recorde anterior, registrado em 2017, de 67,6 milhões de toneladas. "Estimamos que deste total cerca de 10 milhões de toneladas de soja foram exportadas adicionalmente em decorrência da trade war (guerra comercial)", disse a Anec em relatório. A associação uma base de dados diferente da do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Enquanto o MDIC leva em conta para o cálculo os registros de exportação e documentos apresentados no embarque, a Anec considera números de agências marítimas referentes ao volume efetivamente embarcado nos navios.

Em dezembro, as exportações brasileiras de soja totalizaram 2,6 milhões de toneladas, segundo a Anec. Conforme a associação, foi um "volume muito atípico e acima da média para o final do ano, repetindo o cenário constatado nos meses anteriores, de maior procura pela soja brasileira por parte da China".

Já as exportações de milho, segundo a Anec, totalizaram 22,8 milhões de toneladas em 2018. Em dezembro, os embarques do cereal continuaram a recuperação observada em novembro e totalizaram 3,8 milhões de toneladas. "A proximidade da colheita da soja, que deve ser iniciada mais cedo este ano em diversas regiões devido ao plantio realizado logo o início da janela, motivou os produtores a comercializarem seus estoques de milho liberando espaço para armazenamento da nova safra de soja", disse a Anec. (Leticia Pakulski - leticia.pakulski@Estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos