Agronegócios
31/08/2018 11:04

IBGE: PIB refletiu queda na produtividade do setor agropecuário


Rio, 31/08/2018 - A gerente de contas nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cláudia Dionísio, ao analisar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, explicou que houve perda de produtividade do setor agropecuário no período. O segmento, que no ano passado registrou safra recorde, produziu menos em uma área maior.

O PIB da agropecuária diminuiu 0,4% ante o segundo trimestre de 2018. Segundo ela, as culturas que mais contribuíram positivamente têm menor peso no PIB do agronegócio. É o caso do café, que é uma cultura que tem ciclo bienal, alternando ano de grande produção e outro de colheita menor. Ante o segundo trimestre de 2017, o produto registrou alta de 23%, mas pesa apenas 5% no PIB do setor. Já o milho, cuja produtividade caiu 16,7%, corresponde a 11% do indicador setorial, enquanto a soja representa 37% do indicador, mas teve alta de apenas 1,2%.

Para o resultado do agronegócio no segundo trimestre, a gerente do IBGE também destacou o arroz e a mandioca, cuja produção caiu 7,3% e 3,2%, respectivamente, e o algodão, que registrou alta de 24,5%. (Daniela Amorim - daniela.amorim@estadao.com; Renata Batista - renata.batista@estadao.com; e Vinicius Neder - vinicius.neder@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso