Agronegócios
29/09/2021 12:19

Exclusivo: aquisição da Latinex reforça atuação da M. Dias Branco em alimentos saudáveis, diz Gustavo Theodozio


Por Isadora Duarte

São Paulo, 28/09/2021 - A aquisição da empresa de snacks Latinex, anunciada hoje pela M. Dias Branco, líder nacional de massas e biscoitos, vai reforçar a atuação da companhia no segmento de "healthy food" (alimentos saudáveis), avalia o vice-presidente de Controladoria, Investimentos e Relações com Investidores da empresa, Gustavo Theodozio. "Entramos com o pé direito no mundo das healthy foods e com margens excepcionais. Com essa aquisição, conseguimos produtos com marcas fortes, margens boas e saudabilidade", disse Theodozio, em entrevista exclusiva ao Broadcast Agro.

A transação foi anunciada pela M. Dias no fim da tarde desta terça-feira, em fato relevante divulgado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A operação foi firmada pelo montante inicial de R$ 180 milhões, podendo atingir R$ 272 milhões, informou a M. Dias. O valor está atrelado ao cumprimento de determinadas metas de desempenho previstas no contrato de aquisição, que serão divulgadas após o fechamento da operação. "São metas de crescimento robusto da Latinex. Se forem atingidas até 2023, a M. Dias pagará um prêmio pela transação", explicou Theodozio. O prazo leva em conta o planejamento de lançamentos da companhia até lá. Ele projeta que a transação deve ser concluída entre dois e três meses após resolução de questões burocráticas para fechamento do contrato. Os valores a serem alcançados com a integração dos negócios também serão divulgados após a conclusão da operação.

A Latinex é uma empresa paranaense de snacks doces e salgados, temperos e condimentos, detentora das marcas Fit Food, Frontera, Smart e Taste & Co. Entre os produtos da Latinex que serão incorporados ao portfólio da M. Dias, estão biscoitos de arroz, macarrões de grãos e vegetais, farinhas especiais, temperos com zero sódio, chips assados, chocolates com alto teor de cacau, pasta de amendoim, temperos premium, entre outros. O portfólio possui mais de 120 itens.

A M. Dias já contava com algumas linhas próprias de alimentos com maior apelo à saúde, como a Adria Plus Life, assim como vinha investindo no segmento de snacks de alto valor agregado, com lançamentos de produtos próprios, como os da linha Piraquê. Na avaliação de Theodozio, o portfólio das empresas é complementar. "Trata-se de uma empresa com marcas fortes, seja em saudabilidade seja em snacks premium com alto valor agregado e elevadas margens de rentabilidade - em total sinergia com a proposta da M. Dias", afirmou o executivo. No quesito rentabilidade, segundo Theodozio, a margem bruta dos produtos da Latinex é pelo menos 10% superior às margens das marcas da M. Dias. A compra também marca a entrada da M. Dias no segmento de temperos e condimentos. Para o executivo, os temperos também integram a concepção de maior foco em produtos premium e com apelo à saúde.

Na avaliação do executivo, a aquisição da Latinex reforça o posicionamento da companhia em ser uma empresa de alimentos e não necessariamente de derivados de trigo. "A M. Dias quer ser grande empresa de alimentos, não apenas limitada ao trigo, de marcas fortes e conectada com o consumidor do futuro. Essa compra rejuvenesce a empresa e passa a fazer parte desse futuro de saudabilidade", apontou o executivo.

Hoje, a Latinex tem atuação concentrada em São Paulo e no Paraná, por questões de limitação de capacidade de distribuição, segundo o executivo. A M. Dias pretende mudar esse cenário e levar os produtos da marca para todo o País, junto com suas outras categorias. "Vamos agregar a nossa capacidade com 30 centros de distribuição - localizados do Rio Grande do Sul até o Pará e acelerar a expansão das marcas Latinex de forma muito mais rápida, usando nossa rede e frota", disse Theodozio. Ele acrescentou que os canais de distribuição dos produtos incorporados são semelhantes aos dos atuais. A exceção está na presença da linha "Fit Food" da Latinex em farmácias e drogarias. "Por meio dessa linha, tendemos a aumentar nossa presença em drogarias. Para as demais marcas, há uma sinergia na logística por ser linha seca, para a qual já temos capacidade de armazenamento, venda e distribuição", pontuou.

Apesar de a Latinex atuar no mercado externo, o diretor de Novos Negócios e Relações com Investidores da M. Dias Branco, Fábio Cefaly, destacou que os planos para a empresa focam especialmente no seu avanço no Brasil. "Neste momento, o País já é uma enorme área de oportunidades", apontou.

Após a incorporação, os produtos que eram das marcas Latinex continuarão sendo fabricados na planta de São José dos Pinhais (PR). A empresa não descarta, contudo, para o futuro a possibilidade de expansão da produção desses itens para outras regiões do País com novas plantas. "Vai depender das condições de mercado. Por enquanto, a fábrica tem capacidade de crescimento com 40% de capacidade produtiva instalada utilizada e 60% ociosa", relatou o executivo.

O negócio será submetido à ratificação da assembleia geral de acionistas da companhia e a operação não está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), segundo a M. Dias. Novas fusões e aquisições (M&As) continuam no radar da M. Dias, enfatizou Cefaly. Segundo ele, a companhia está ativa nessa frente em contato constante com butiques especializadas na estruturação dessas operações e atenta a oportunidades do mercado. "Outras empresas estão no nosso pipeline. M&A está totalmente atrelado à estratégia de crescimento e entrada em categorias adjacentes com negócios com potencial de crescimento e margens de rentabilidade atrativas", destacou Cefaly.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso