Agronegócios
06/12/2018 11:44

Censo Agropecuário: dados estão disponíveis pela primeira vez em plataforma digital


São Paulo, 06/12/2018 - Os dados dos censos agropecuários realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 1970 a 2017, pela primeira vez, estão disponíveis, organizados e permitem cruzamento de informações por ano, produto, município e Estado. O mesmo vale para as informações sobre as pesquisas municipais sobre pecuária, extração vegetal na silvicultura, abate e agrícola de 1990 a 2017. Nesse caso, os dados podem ser filtrados por município, microrregião, mesorregião, Estado, região e bioma. E, em todos os casos é possível a geração de gráficos da pesquisa realizada.

Essas funcionalidades estão disponíveis na plataforma digital do Atlas da Agropecuária Brasileira (
Veja tutorial aqui) um enorme banco de dados sobre o uso da terra e da safra brasileira, fruto da parceria do Imaflora e Geolab/Esalq-USP.

Conforme o Imaflora, a intenção ao organizar as informações e torná-las públicas, de forma simples, é facilitar outros estudos, análises e pesquisas sobre o setor, além de identificar tendências. Entre elas, nota-se o aumento progressivo de atividades agropecuárias em direção ao Cerrado e a entrada na Amazônia, assim como o aumento da área de produção de commodities em detrimento de uma recente diminuição da área de alguns alimentos, como o arroz e o feijão. "Embora ainda não haja uma análise formal dos pesquisadores sobre a série histórica é possível constar que, ao longo dos anos, houve aumento da produção, da produtividade e da concentração de terras, com a tendência de incorporação dos produtores médios pelos grandes", informa o Imaflora.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos