Agronegócios
26/07/2021 08:37

RenovaBio: agentes não obrigados tiram 177 CBIOs de circulação em 2020; meta de distribuidora muda pouco


Por Augusto Decker

São Paulo, 26/07/2021 - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou as metas compulsórias atualizadas de compras de Créditos de Descarbonização (CBIOs) para distribuidoras este ano no âmbito do programa RenovaBio. A meta total, no entanto, continua praticamente igual, caindo de 24.860.000 CBIOs para 24.859.823 CBIOs.

A atualização aconteceu porque uma resolução da ANP aprovada em maio permitiu que as metas compulsórias das distribuidoras sejam reduzidas com base na compra dos CBIOs pelas partes não obrigadas - ou seja, quando agentes não obrigados retiram CBIOs do mercado, a meta obrigatória das distribuidoras cai. No ano passado, porém, apenas 177 CBIOs foram retirados do mercado pelas partes não obrigadas, de acordo com a ANP.

A partir de 2022, as metas compulsórias iniciais, que devem ser divulgadas até o final de março, já vão considerar a redução da meta em decorrência da aposentadoria de CBIOs pelos não obrigados, portanto não será necessária uma atualização.

A ANP publicou no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 21, as metas individuais de cada distribuidora.

Contato: augusto.decker@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso