Agronegócios
04/08/2021 08:31

Agricultura: Brasil acessa mercado do México para pescados e da Turquia para material genético de búfalos


Por Isadora Duarte

São Paulo, 04/08/2021 - O Brasil passará a exportar pescado e material genético de búfalos a novos mercados, segundo informações da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura. A autorização para exportar pescado para o México foi formalizada na segunda-feira (2), com o aceite dos requisitos fitossanitários pelos países envolvidos. Trata-se da abertura de mercado mais recente para produtos brasileiros. No fim de julho, o País obteve liberação para vender sêmen de búfalo para a Turquia.

Em julho, além da permissão da Turquia, outros três mercados foram abertos para produtos do Brasil. Nicarágua permitiu a importação de sementes de melão do Brasil. O Equador liberou a entrada de sementes de café arábica brasileiras, e Costa Rica, de sementes de coco.

No ano, a pasta contabiliza 42 ações de aberturas de mercados, o que significa a possibilidade de comercializar um novo produto por parceiro comercial. Em junho, o destaque foi a liberação de carne bovina e material genético bovino para o Iêmen. Em maio, Senegal e Nicarágua permitiram a importação de maçãs do Brasil e o México liberou a entrada de gergelim brasileiro. Em abril, as aberturas envolveram bovinos vivos, ovos férteis e mudas de coco. Em março, o País obteve permissão para exportar ovos in natura, material genético animal, frutas e itens de alimentação animal a novos países. Em fevereiro, o destaque das aberturas foi o setor de proteína animal com liberação para exportar bovinos vivos, material genético bovino e carne suína e derivados para o Camboja.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso