Agronegócios
23/09/2021 13:42

Fórum Lide/Embaixador André do Lago: temos de criar juntos uma agenda entre Brasil e Índia


Por Augusto Decker

São Paulo, 23/09/2021 - Brasil e Índia devem criar uma agenda conjunta para os próximos anos, afirmou o embaixador brasileiro no país, André Corrêa do Lago. "Um ex-colega meu escreveu um artigo dizendo que, de certa forma, perdemos o trem em nos preparar para a negociação com a China. Não podemos fazer isso com a Índia, precisamos negociar nosso papel com essa que se tornará a 3ª economia do mundo", disse ele durante o painel de abertura do 10º Fórum Lide de Agronegócios.

Ele citou dois exemplos: os pulses (leguminosas secas) e as maçãs. "A Índia tem enorme população vegetariana, e quando a produção de pulses caiu, o país abriu a importação. A Embrapa começou pesquisas e, nos anos seguintes, começamos a consolidar produção como maior exportador de determinados tipos de feijão para lá", disse. "Temos de produzir para a Índia, não podemos olhar para esse mercado que vai, inevitavelmente, crescer em centenas de milhões de consumidores, apenas como uma oportunidade complementar."

No caso das maçãs, ele lembrou que em 2017 o Brasil negociou com a Índia um protocolo fitossanitário para exportação da fruta, e em 2021 a Índia se tornou o maior destino das maçãs brasileiras. "O que temos aqui é, além da imagem antiga, a Índia super protecionista", disse. "É real que a Índia lutava pela soberania, mas hoje tem consciência que o objetivo de melhorar a renda da população vai exigir importação de tecnologia, colaboração, e importação de muita coisa que nós podemos produzir."

O embaixador disse também que tem tido "boas notícias sobre a disposição indiana de negociação com o Mercosul", e que o país não exigiu excluir a agricultura das negociações. Outro aspecto destacado por Corrêa foi o aumento indiano na mistura de etanol à gasolina, semelhante ao que faz o Brasil. "Acho que essa questão é o símbolo máximo porque junta todas as agendas - agricultura, tecnologia, ecologia, melhora social."

Contato: augusto.decker@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso