Agronegócios
28/10/2020 11:54

Logística: estudo da Conab mostra queda no custo do frete rodoviário até portos do Arco Norte


São Paulo, 28/10/2020 - O fim das obras de pavimentação da BR-163 estimulou o escoamento da safra agrícola pelos portos do Arco Norte. Com isso, diminuiu em até 11% o custo do frete rodoviário entre Mato Grosso e o porto de Miritituba, no Pará. A constatação faz parte do Boletim Logístico, produzido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Veja aqui o estudo.

O superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth, diz em comunicado que o menor custo dos fretes, a partir das melhorias na infraestrutura, influencia diretamente no aumento de embarques dos produtos agrícolas, principalmente milho e soja, pelos portos do Arco Norte. "Enquanto os produtores do cereal e da oleaginosa em Mato Grosso observavam preços de escoamento menores em setembro para os portos de Santarém/PA, Porto Velho/RO e Itaqui/MA, além de Miritibuna, o trajeto para o porto de Santos teve acréscimo de 3%, quando comparado com os valores no mesmo mês do ano passado".

Segundo Guth, "o crescimento da participação dos portos no Arco Norte é uma realidade. Essas rotas não podem mais ser tratadas como alternativas, mas como solução para o escoamento da crescente produção agrícola do Brasil".

Com o período da entressafra em Mato Grosso, as cotações de frete começaram a cair em setembro no Estado do Centro-Oeste. No entanto, mesmo com a queda apresentada, os valores encontram-se em níveis mais elevados do que no ano anterior em determinadas rotas. Esse arrefecimento controlado deve-se à movimentação ainda existente para o escoamento de milho e soja no Estado, explica a estatal.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso