Agronegócios
06/02/2020 15:29

Triticale/SP: Sindustrigo diz que isenção de ICMS estimulará plantio no Estado


São Paulo, 06/02/2020 - O Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) avalia que a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na comercialização de triticale dentro do Estado, que entrou em vigor na terça-feira (4), estimulará o plantio do cereal. “O triticale é uma opção de mescla para os moinhos na fabricação de farinhas direcionadas a mercados que não precisam de um produto com força de glúten. Além disso, essa mudança permite ao produtor paulista a oportunidade retomar o cultivo do grão de forma mais competitiva”, disse em nota o presidente da entidade, Valnei Origuela.

Agora, os 18% de ICMS não serão cobrados do produtor ao longo da cadeia de processamento. Só haverá tributação o produto final processado que utilizar triticale na sua composição. “A tributação que era atribuída ao cereal acabou por reduzir a produção de triticale em São Paulo. Com essa mudança teremos uma maior oferta de triticale no estado, que deverá chegar aos moinhos com um valor significativamente mais baixo que o valor do trigo convencional”, disse Origuela.

Para o Sindustrigo, o triticale, cereal híbrido obtido pelo cruzamento das plantas de trigo e centeio, é considerado uma espécie muito tolerante à estiagem, com boa resistência a solos ácidos, pobres e arenosos, além de ser uma cultura tolerante a temperaturas mais baixas. "No setor moageiro, o grão pode ser utilizado, por exemplo, para a elaboração de farinhas direcionadas para a produção de alguns tipos de biscoitos."
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso