Agronegócios
07/05/2021 11:05

Fertilizantes: Yara anuncia lançamento da Agoro Carbon Alliance no Brasil com foco na descarbonização


Por Sandy Oliveira

São Paulo, 07/05/2021 - A fabricante norueguesa de fertilizantes Yara anunciou, nesta sexta-feira, o lançamento comercial da Agoro Carbon Alliance. Trata-se de negócio com operações e parcerias em quatro continentes, que prevê a descarbonização da agricultura. A ação é voltada para que os agricultores obtenham receitas adicionais com ações climáticas positivas.

O novo negócio inicia as operações comerciais com uma equipe de 30 pessoas, ambição global e parcerias no Brasil, Índia, Estados Unidos e no continente europeu. Agricultores nos EUA já estão trabalhando com a ferramenta para produzir os primeiros Créditos de Carbono Agrícola em 2021.

No Brasil, a novidade pretende apoiar os produtores com experiência agronômica e suporte prático para conseguir carbono no solo e reduzir as emissões do campo. A iniciativa deve gerar créditos de carbono certificados por terceiros e aumentar a renda dos agricultores.

"Financiar os agricultores por meio de créditos de carbono de alta qualidade, com base científica e certificados por terceira parte, é a chave para essa transição", diz Iule Arruda, head da Agoro no Brasil.

Segundo o presidente da empresa, Olaf Hektoen, a Yara trabalha para desenvolver projetos e desafios relacionados à descarbonização de toda a cadeia alimentar, "e o agricultor continua sendo o centro de tudo o que fazemos".

A ideia da iniciativa é permitir que os agricultores brasileiros aproveitem a oportunidade de crédito de carbono para fazer a transição para práticas agrícolas positivas para o clima, ajudando a descarbonizar a produção de alimentos em um dos principais polos produtores do mundo.

A empresa promoverá um evento virtual em 8 de junho para revelar formalmente os detalhes da Agoro.

Contato: sandy.oliveira@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso