Agronegócios
17/12/2020 11:06

Agricultura/EUA: Nasa e USDA assinam acordo para pesquisa sobre planeta, analisado do espaço


Por Marcela Guimarães, com informações da Dow Jones Newswires

São Paulo, 17/12/2020 - A Nasa, agência espacial norte-americana, e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) assinaram uma carta de entendimento para uma parceria que vai utilizar bases no espaço para pesquisas que favoreçam a vida na Terra.

O acordo reúne a experiência tecnológica da Nasa na observação dos fenômenos em torno da Terra ocorridos nos últimos dez anos e o conhecimento do USDA em produção agrícola, conservação de recursos, proteção alimentar e reflorestamento, para explorar lacunas em estudos científicos importantes para a comunidade agrícola.

Análises relacionadas aos biomas, realizadas na Estação Espacial Internacional e em outras plataformas espaciais, podem levar a novas maneiras criativas de melhorar a agricultura, ajudar a proteger o meio ambiente e contribuir para uma melhor saúde humana, argumentam os cientistas. A colaboração também segue recomendações feitas pela Academia de Ciências da Terra.

"Quando combinamos a pesquisa na Estação Espacial Internacional com as incríveis capacidades que a observação da Terra oferece, acredito que a Nasa, em parceria com o USDA, poderiam transformar a agricultura e impulsionar a produção agrícola de maneiras que nem sequer podemos imaginar hoje", informou o coordenador da pesquisa, Jim Bridenstine, da Nasa. "A pesquisa de microgravidade pode desvendar segredos em uma ampla variedade de campos, e estou particularmente animado com o impacto potencial nas técnicas agrícolas de próxima geração", acrescentou.

O acordo, segundo as instituições, também deve alavancar as conexões do USDA para além das fronteiras norte-americanas, aproximando-se da comunidade agrícola mundial e do mercado global.

Contato: marcela.guimaraes@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos