Agronegócios
24/06/2021 11:08

Tereza Cristina: Índia será um mercado fantástico no futuro


Por Sofia Aguiar

São Paulo, 24/06/2021 - A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sinalizou uma forte cooperação comercial entre o Brasil e a Índia para os próximos anos. “Índia será um mercado fantástico”, avalia, que destaca que o país possibilitará uma "diversificação da pauta” nacional, a exemplo de parceria em produtos como etanol. “O mercado é muito interessante e estamos muito antenados”, reforçou.

Em entrevista à CNN Brasil na manhã desta quinta-feira (24), a ministra afirmou que a Índia já demonstrou interesse na carne de ave nacional e que o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, tem atuado de forma ativa para intensificar a parceria. “[Reddy] Tem conversado muito sobre essas possibilidades de mercado”, afirma. Tereza Cristina assinalou que, apesar das fortes diferenças culturais entre os dois países, o Ministério da Agricultura pretende “conhecer mais” a nação asiática.

Sobre o mercado nacional, a ministra rebateu as críticas sobre o aumento de preços dos alimentos que tem pressionado a inflação. De acordo com Tereza Cristina, o aumento da inflação dos alimentos não ocorreu “apenas no Brasil, mas no mundo todo”. “Houve um desequilíbrio na oferta de produtos, e também tivemos o arroz que foi um caso emblemático mais estruturante. Não teve nada a ver com a pandemia, a princípio”, explicou.

A ministra também falou que houve uma alta dos insumos, acentuada mais ainda com a crise sanitária. “Tivemos uma demanda mundial por alimentos, e o Brasil é um grande fornecedor e produtor de alimentos para mais de 200 países. Por isso houve um desequilíbrio", pontuou.

Ricardo Salles - Questionada sobre a demissão do agora ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, ontem (23), a ministra teceu elogios à conduta do ex-gestor e salientou que ele “deixa um legado”. “Eu só quero reafirmar que a agricultura não pode ser a vilã do meio ambiente. Então, o trabalho conjunto que nós fizemos, é claro que temos coisas para resolver no Brasil, mas o ministro deixa [um legado], e o governo continua.”

Em sua avaliação, a imagem do País não deve mudar com a saída de Salles. Para ela, o Brasil deve mostrar “o que temos de bom na agricultura”. “O Brasil tem uma imagem ruim porque muitos querem vilanizar nossa agricultura, que é uma das mais sustentáveis do mundo”. Ainda, Tereza Cristina afirmou que também é “muito difícil” a junção dos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente.

Contato: sofia.aguiar@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso