Agronegócios
01/12/2020 08:29

Soja: navio com grãos importados dos Estados Unidos deve atracar esta semana em Paranaguá


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 01/12/2020 - O navio Discoverer, carregado com 30,5 mil toneladas de soja importada dos Estados Unidos, chegou em Paranaguá na sexta-feira e tem previsão de atracação nesta semana, informou a empresa Portos do Paraná, em nota. A previsão inicial de atracação era para o dia 7 de dezembro, mas a autoridade portuária informou que a operação pode ocorrer antes disso.

O porto deve dar mais detalhes na tarde desta terça-feira. Segundo a Portos do Paraná, esta é primeira vez nos últimos dez anos (período de registro dos dados em sistema eletrônico) que uma operação de importação de soja ocorre no terminal paranaense. O navio deve atracar em um dos berços do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá.

A reportagem antecipou no começo do mês que a carga de soja importada dos EUA, confirmada em relatório do Departamento de Agricultura do país (USDA), tinha como destino o Porto de Paranaguá, provavelmente para abastecer indústrias do Estado.

Ainda conforme a Portos do Paraná, a agência marítima responsável é a Alphamar, e o operador que fará o desembarque será a Centro Sul. A descarga, como ocorre no caso do trigo, malte e cevada, será com auxílio de guindaste, nesse caso de bordo. Conforme a Portos do Paraná, a previsão de duração da operação é de cinco dias, com prancha (produtividade) de 6 mil toneladas por dia.

O navio será inspecionado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a carga, pelo Ministério da Agricultura e pela Receita Federal. Esses procedimentos são realizados antes da atracação.

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos