Agronegócios
02/06/2022 13:27

PIB Agro: soja pressiona no 1tri; acumulado do ano de 2022 ainda deve ser de alta, diz StoneX


Por Augusto Decker

São Paulo, 02/06/2022 - A produção de soja pressionou o Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária no primeiro trimestre de 2022, que apresentou queda de 0,9% frente ao quarto trimestre de 2021 e de 8% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. A avaliação é do coordenador de Inteligência de Mercado da StoneX, Vitor Andrioli. "A produção foi bastante afetada pela estiagem, especialmente no Sul, e como a cultura é uma das principais do agro brasileiro, acaba dando esse viés negativo", diz ele ao Broadcast Agro.

O analista afirma que a oleaginosa prejudicou a expectativa de crescimento do PIB Agro no acumulado de 2022, mas a StoneX ainda projeta crescimento entre 1% e 1,5%. "Principalmente porque ainda se espera uma safra total de grãos mais forte", afirma. Ele lembra que as previsões para a safrinha de milho ainda são positivas. Os dados da safra de inverno aparecem entre o segundo e o terceiro trimestres.

Um ponto de atenção, diz Andrioli, é o clima no País. "Vai ser um fator de definição do resultado de outras culturas, em especial o café", destaca. "Já houve preocupações com risco de geadas na última frente fria, em maio, e agora vamos continuar acompanhando indicativos. As previsões apontam para continuidade do La Niña no inverno do Hemisfério Sul."

Contato: augusto.decker@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: