Agronegócios
19/06/2017 10:43

BC/Ilan: cenário básico prescreve continuidade de ciclo de distensão da pol. monetária


Brasília, 19/06/2017 - O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou há pouco, em São Paulo, que o cenário básico da instituição prescreve continuidade do ciclo de distensão da política monetária, já considerando os atuais riscos em torno do cenário e as estimativas de extensão do ciclo.

"A flexibilidade do regime de metas para a inflação permite adequar a política monetária aos possíveis cenários prospectivos", afirmou Goldfajn, para uma plateia de investidores em evento organizado pelo banco Bradesco. Segundo ele, as taxas de juros real (descontada a inflação) e nominal têm recuado no Brasil, sendo que nos últimos meses a Selic (a taxa básica) recuou 400 pontos-base (4 pontos porcentuais) e "há expectativa de quedas adicionais à frente". Atualmente, a Selic está em 10,25% ao ano. "As taxas de juros reais também recuaram de valores próximos a 9% a.a. em setembro de 2015 para a faixa de 4,3% a 5,2% atualmente", pontuou Goldfajn.

O presidente do BC afirmou ainda, retomando ideia já presente em comunicações recentes da instituição, que "a evidência empírica tem novamente corroborado a importância da atuação da política monetária, e da política econômica de forma geral, para o controle da inflação".

Além disso, Goldfajn voltou a citar que o Brasil tem "amortecedores robustos" e está menos vulnerável a choques, sejam eles internos ou externos. "Vários ajustes e reformas aumentaram a confiança e reduziram a percepção de risco", disse o presidente do BC. "A continuidade nessa direção, em especial com a aprovação da reforma da Previdência e de outras reformas que visam aumentar a produtividade será importante para a sustentabilidade da desinflação e da queda da taxa de juros estrutural da economia."

A fala completa de Goldfajn pode ser conferida pelo link: http://www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/TextosApresentacoes/Apontamentos_Presidente_Encontro_com_Investidores_19062017.pdf. (Fabrício de Castro - fabricio.castro@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso