Agronegócios
05/06/2020 11:55

Defensivos/EUA: USDA lamenta proibição de dicamba e quer permissão para uso de estoque de produtor


Por Julliana Martins

São Paulo, 05/06/2020 - O secretário da Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, encorajou a Agência de Proteção Ambiental do país (EPA, na sigla em inglês) a "usar das flexibilidades disponíveis" para permitir a continuidade da aplicação de herbicidas à base de dicamba que já foram comprados. Em nota publicada no site oficial do governo, Perdue reafirmou que o Departamento de Agricultura (USDA, na sigla em inglês) apoia os processos científicos de avaliação e gerenciamento de riscos ecológicos da EPA.

O comunicado foi emitido após a decisão de um tribunal dos EUA de reprovar o registro de uso desses produtos no país. Ontem, um tribunal de apelações de São Francisco ordernou que a EPA revisasse seu registro de aprovação de três defensivos à base de dicamba. Nesse período, as vendas de produtos que contêm a substância estariam proibidas.

Na visão do USDA, esses herbicidas funcionam como uma ferramenta eficaz para os agricultores produzirem alimentos, combustíveis e fibras, já que combatem ervas daninhas resistentes a muitos outros herbicidas. "O USDA está pronto para ajudar seus parceiros federais a atingir esse objetivo", disse Perdue em nota. "Os agricultores da América gastaram muito dinheiro com ferramentas de proteção de culturas anteriormente permitidas. Infelizmente, o tribunal de apelações optou por eliminar uma dessas ferramentas", acrescentou.

contato: julliana.martins@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso