Agronegócios
16/10/2018 10:57

EUA: produção de suco de laranja na Flórida deve se recuperar na temporada 2018/19


Tallahassee, 16/10/2018 - Os pomares de citros da Flórida devem registrar recuperação na safra 2018/19. "Tem sido um ano muito difícil para os produtores, sem dúvida, mas é bom observar que a produção para esta temporada deverá ser alta", disse Michael W. Sparks, presidente-executivo da Florida Citrus Mutual, entidade da indústria de processamento. "Os produtores mostram resiliência e um compromisso de replantar e recuperar a indústria", completou.

O incremento na oferta, entretanto, pesa sobre os futuros da commodity, negociados na Bolsa de Nova York (ICE Futures US). Desde agosto, os preços dos contratos do suco de laranja concentrado e congelado já recuaram 13,5%.

No ano passado, os pomares registraram um recuo expressivo na produtividade com a disseminação de uma praga incurável e com estragos decorrentes do furacão Irma. A escassez de laranjas levou a um aumento dos preços do produto no mercado físico. Além disso, há uma tendência contínua de redução da demanda, com recuo de 4,9% nas vendas em relação à temporada anterior. Por sua vez, o aumento dos preços do produto no varejo pode pressionar as cotações dos futuros, pelo fato de diminuir o interesse do consumidor as commodities vinculadas a esses contratos.

Outra desafio enfrentado pela indústria da Flórida é a crescente concorrência de mercados como o Brasil. Enquanto as safras estavam diminuindo nas regiões de cultivo norte-americanas no ano passado, o Brasil produziu uma das maiores safras de laranja já registradas. A discrepância levou os processadores dos Estados Unidos (EUA) a importar suco brasileiro e mexicano, misturando-o ao suco da Flórida - uma tendência que provavelmente deve continuar, dizem grupos da indústria.

A produção de suco de laranja concentrado e congelado da Flórida deve aumentar 76% na temporada de 2018/19, em relação ao volume processado no ciclo anterior, segundo dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), na última quinta-feira (11). A previsão para o Estado é de 79 milhões de caixas no ciclo atual, ante 45 milhões de caixas na safra anterior, no primeiro levantamento para a safra norte-americana da fruta. Já a safra do país está estimada em 130,4 milhões de caixas de laranja, alta de 41,4% ante as 92,2 milhões de caixas registradas na temporada de 2017/18. Fonte: Dow Jones Newswires
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso